Clorofila

As clorofilas são pigmentos importantes para o processo de fotossíntese e são encontradas em alguns organismos fotossintetizantes, como plantas e algas.

As clorofilas são pigmentos que dão cor verde a plantas e algas

As clorofilas são importantes pigmentos encontrados em plantas, algas e cianobactérias. São esses pigmentos, responsáveis pela coloração verde nesses organismos, que garantem a realização de um importante processo denominado fotossíntese.

Apesar de a clorofila estar presente em todos os vegetais, existem plantas com outras colorações, não apenas a verde. Isso se deve ao fato de haver a presença de outros pigmentos associados, que mascaram a clorofila, como os carotenoides. O teor de clorofila em cada organismo fotossintetizante é influenciado por fatores bióticos e abióticos.

→ Características da clorofila

A clorofila é uma molécula formada por derivados de porfirina que apresentam como átomo central o magnésio. Esse pigmento está localizado no interior do cloroplasto, uma organela celular relacionada com o processo de fotossíntese. Vale salientar, no entanto, que, no cloroplasto, podemos encontrar outros pigmentos, como os carotenoides.

As clorofilas absorvem luz, principalmente os comprimentos de onda do azul e do vermelho e, por causa dessas absorções, refletem a luz verde. De acordo com os detalhes moleculares e a capacidade de absorção da luz, a clorofila pode ser classificada em a, b, c e d.

  • Clorofila a: está presente em plantas, algas e cianobactérias e é essencial para a fotossíntese. É a clorofila mais importante para os organismos. A clorofila a é responsável por cerca de três quartos do conteúdo total da clorofila na folha.

  • Clorofila b: é encontrada em plantas e em algas verdes e atua como pigmento acessório, uma vez que não está diretamente envolvida com a fotossíntese, porém, é capaz de ampliar a faixa de luz que será utilizada. Ao absorver luz, a clorofila b transfere a energia para a clorofila a. Na natureza, a clorofila a e b ocorrem em uma proporção de 3:1. Além disso, a clorofila b pode ser convertida em clorofila a por meio de uma enzima denominada clorofila a oxigenase.

  • Clorofila c: atua também como pigmento acessório e substitui em algas pardas e diatomáceas a chamada clorofila b.

  • Clorofila d: atua também como pigmento acessório e ocorre em algas vermelhas.

Curiosidade: Em bactérias fotossintetizantes, podemos encontrar a chamada bacterioclorofila ou a clorofila clorobium, que são pigmentos fotossintéticos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Ratificar ou retificar? Às vezes ou as vezes? Haja ou aja?
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Corrosão
Calorimetria: Introdução
Todas as vídeo aulas

Versão completa