Reações de Análise ou Decomposição

O bio-óleo, ou alcatrão pirolítico, é resultado de uma reação de decomposição por fogo, ou seja, por pirólise

Esse tipo de reação ocorre de maneira genérica, conforme mostrado abaixo:

Um exemplo de uso de uma reação de decomposição é a presença do composto de NaN3(s) em air-bags, que ao serem acionados se decompõem rapidamente, originando o gás nitrogênio que infla os air-bags e pode salvar vidas.

2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na (s)

Existem alguns tipos especiais de decomposição, que são classificados pelo método usado para decompor a substância. Abaixo esses tipos são descritos. Observe que todas as denominações terminam com a palavra lise, pois em grego essa palavra significa “quebra”.

  • Pirólise: em grego, o prefixo piro significa “fogo”. Assim, essa é uma quebra ou decomposição da substância realizada por meio do calor do fogo. Isso é representado na equação química pelo símbolo ∆.

A pirólise é muito utilizada na indústria – onde é chamada também de calcinação – como, por exemplo, na decomposição térmica de biomassa na ausência parcial ou total do oxigênio. Isso é muito importante, pois gera várias fontes de combustíveis alternativos, como o alcatrão pirolítico (bio-óleo) e o carvão vegetal.

Outra reação de decomposição por pirólise é a do nitrato de cobre (Cu (NO3)2), que ao ser aquecido forma óxido cúprico (CuO – sólido preto), gás dióxido de nitrogênio (NO2 – gás vermelho) e o gás incolor oxigênio (O2).

Cu (NO3)2(s) 

  2 CuO(s)  + 4 NO2(g) +O2(g)

  • Fotólise: reação de análise que ocorre por meio da decomposição da luz. Um exemplo é a decomposição da água oxigenada (solução aquosa de peróxido de hidrogênio) em presença de luz, originando água e gás oxigênio:

2 H2O2  

  2 H2O + 1 O2
  • Eletrólise: reação de decomposição por meio da eletricidade. Por exemplo, ao se passar uma corrente elétrica na água, ocorrerá a sua decomposição nos gases hidrogênio e oxigênio.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Resenha
Características geográficas da China
Segunda Guerra Mundial
Botânica no Enem: Evolução e classificação das plantas
Todas as vídeo aulas

Versão completa