Por que existem diamantes de cores diferentes?

Apesar de todos serem diamantes com a mesma estrutura cristalina de carbono, alguns apresentam cores diferenciadas

O diamante é uma das variedades alotrópicas do carbono, sendo que sua estrutura é formada por cada átomo de carbono ligado a quatro outros átomos, também de carbono, não contidos num mesmo plano.

Ele só é formado nas camadas mais internas da Terra, pois pressão e temperatura elevadas são necessárias. Com os movimentos geológicos, os diamantes acabam sendo expelidos para a crosta terrestre.

Hoje em dia existem até mesmo diamantes sintéticos, pois os cientistas conseguem desenvolver condições apropriadas para a modificação da estrutura cristalina da grafita, que é outra variedade alotrópica do carbono, porém seus átomos estão arranjados espacialmente de forma diferente.

Mas se todos os diamantes são apenas estruturas cristalinas de carbono, então por que alguns são coloridos?

O que faz com que os diamantes apresentem colorações diferentes?

Bom, vários fatores podem fazer com que os diamantes adquiram colorações diferentes. Conforme foi dito, os diamantes são formados no centro da Terra, assim eles podem não ser totalmente puros, isto é, possuem algumas impurezas e não só o elemento carbono em sua estrutura.

Assim, se houver nos diamantes traços de outras substâncias, eles ficarão com cores diferentes. O nitrogênio lhes dá a cor amarela e o boro lhes confere a cor azul.

Além disso, outro fator que faz com que os diamantes adquiram cor sem ter nenhuma impureza neles é se a treliça do cristal for de alguma forma deformada. Essas deformações resultam em diamantes muito raros, de cor marrom, rosa ou vermelha.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Vícios de Linguagem
Zumbi dos Palmares
Funções orgânicas: amidas
Associação de resistores em paralelo
Todas as vídeo aulas

Versão completa