Diferença de densidades

Nosso corpo é mais denso que a água, por isso ele afunda.

A Densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.

Densidade = massa 
                    volume



Sendo assim, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.

Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases. Este fato pode ser explicado pela quantidade de massa em um pequeno volume, como é o caso dos sólidos, que contém uma consistência muito alta o que resulta em uma densidade maior. As moléculas dos sólidos são muito unidas umas às outras, o que não ocorre nos líquidos e gases.

A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume, podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Memorando | Redação oficial
Matemática do Zero | Conjuntos numéricos
Pré-Enem | Problemas ambientais urbanos e rurais
Fenomenologia de Merleau-Ponty
Todas as vídeo aulas

Versão completa