Calagem

A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio.

Um caminhão espalhando calcário em pó na terra para melhorar as propriedades do solo, em Lancaster County, Pensilvânia, EUA.

A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez. Os principais sais adicionados ao solo na calagem são o calcário e a cal virgem.

O calcário é obtido pela moagem da rocha calcária e é composto por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou de magnésio (MgCO3). Geralmente, os calcários utilizados para fins agrícolas possuem tanto o cálcio quanto o magnésio, tais como os calcários calcíticos, dolomíticos e magnesianos.

Os calcários calcíticos são aqueles que possuem maior concentração de carbonato de cálcio (CaCO3) e baixo teor de carbonato de magnésio (MgCO3) — abaixo de 10% —, sendo indicados principalmente para solos bastante deficientes em cálcio. O calcário magnesiano possui de 10% a 25% de MgCO3, por isso é indicado para solos com deficiência em magnésio. Já o calcário dolomítico possui teor de MgCO3 acima de 25%, por isso é indicado para a correção de solo com deficiência tanto em cálcio quanto em magnésio.

A cal virgem, por sua vez, é constituída de óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO), sendo obtida pela queima completa (calcinação) do carbonato de cálcio (CaCO3).

Os principais objetivos da calagem são:

* Diminuir a acidez do solo;
* Aumentar a produtividade;

Entretanto, como esses objetivos são alcançados? Vejamos uma explicação detalhada sobre cada processo:

* Diminuição da acidez do solo:

A adição do calcário aumenta o pH do solo.

Mas o que é pH mesmo? O pH (potencial hidrogeniônico) mede o grau de acidez de uma solução. A acidez é definida pelo teor de íons hidrônio (H3O+) ou hidrogênio (H+) livres por unidade de volume. A escala de pH varia de zero a 14, em temperatura de 25ºC. Se o pH é menor que sete, o meio é ácido; se é igual a sete, o meio é neutro; e se é maior que sete, o meio é básico.

Assim, o pH do solo refere-se, na verdade, à medida de uma solução aquosa formada quando se mistura uma amostra de solo com água, que é agitada e, depois, passa pela decantação ou filtração. O equipamento normalmente utilizado para indicar exatamente o valor do pH é um peagômetro. Entretanto, podem ser usados também indicadores ácido-base naturais ou artificiais, como uma tira de papel indicador universal ou tornassol vermelho, que não indicam o valor exato do pH, mas pela cor evidenciam se o pH do solo está ácido ou básico.


Medindo o pH do solo (de solução formada por água e solo)

Se o valor do pH medido é inferior a seis, então, o solo está ácido. Dessa forma, é indicado o uso da calagem em uma camada do solo entre 0 e 20 cm pelo menos 90 dias antes do plantio. É aconselhável repetir esse processo a cada dois ou três anos.


Homem realizando calagem do solo de modo manual

Quando o carbonato de cálcio é adicionado ao solo, ele reage de vários modos segundo as equações abaixo:



Essas mesmas reações ocorrem com o MgCO3, com a única diferença de que é liberado Mg2+no lugar de Ca2+.

Isso nos mostra que as espécies químicas HCO3-(aq), CO32-(aq) e OH-(aq) podem reagir com os íons H+(aq) do solo ácido e diminuir a sua acidez. O CO32-(aq) atua como uma base fraca, ou seja, a reação de formação do OH- é relativamente lenta e parcial.

Quando se usa a cal virgem agrícola, temos as seguintes equações:

A cal virgem possui caráter de base forte, pois a liberação de OH- é imediata e total. Da mesma maneira, esses íons produzidos neutralizam o H+ da solução do solo, que é o responsável pela sua acidez.

* Aumento da produtividade:

A calagem fornece nutrientes para as plantas, pois, como visto nas equações acima, são liberados no solo Mg2+ e Ca2+. Isso reduz a solubilidade do alumínio, ferro e manganês, que, em grandes quantidades, podem ser tóxicos para as plantas. Além disso, o cálcio e o magnésio maximizam os efeitos dos fertilizantes e aumentam a atividade das bactérias benéficas ao solo porque aceleram a decomposição de resíduos de matéria orgânica, liberando nitrogênio e fósforo, que são nutrientes essenciais para as plantas. Esses nutrientes também são benéficos para os rebanhos e para nós que nos alimentamos desses vegetais.

Um aspecto interessante é que técnicas agrícolas como a da calagem permitiram a expansão da fronteira agrícola para o interior do território brasileiro, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Norte. Leia mais sobre esse assunto no texto Fronteira Agrícola no Brasil.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Numa e a ninfa, de Lima Barreto
Divisão de números complexos na forma trigonométrica
Modelo atômico de Rutherford
Calor sensível | Calorimetria
Todas as vídeo aulas

Versão completa