Alotropia do Enxofre

As duas variedades alotrópicas do enxofre mais importantes são: rômbico e monoclínico

A alotropia se dá quando temos duas ou mais substâncias simples diferentes, formadas pelo mesmo elemento. Dentre as substâncias com essas características, as que possuem maior variedade de formas alotrópicas são as formadas pelo elemento enxofre (S).

Existem as seguintes variedades alotrópicas do enxofre: S2, S4, S6 e S8. Porém, as mais importantes são as duas variedades alotrópicas formadas ambas por oito átomos de enxofre (S8), que são: Enxofre Rômbico ou ortorrômbico, também chamado de enxofre alfa (α) e o Enxofre Monoclínico (enxofre beta (β)).

Como dito, as moléculas das duas variedades são formadas por oito átomos de enxofre, ligados na forma de anel, porém se diferenciam no arranjo ou arrumação de suas moléculas no espaço. Abaixo é mostrado como são as estruturas dos retículos cristalinos de ambos os cristais:

Seus nomes são derivados das suas estruturas espaciais, pois o monoclínico se apresenta na forma de cristais opacos e em formato de agulhas, já o rômbico se mostra na forma de cristais mais transparentes e maiores.

Ambos são encontrados em regiões de erupções vulcânicas e apresentam o mesmo ponto de ebulição, conforme a tabela abaixo:

Na indústria, o enxofre é usado na vulcanização da borracha para a fabricação de pneus, na produção do Ácido Sulfúrico (H2SO4), de pólvora negra, inseticidas, antibióticos à base de sulfa, cosméticos, entre outros.





Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

II Guerra Mundial no Enem
Ecologia no Enem: Relações ecológicas
Chernobyl: Mitos e Verdades sobre a Série da HBO
Calorimetria: Introdução
Todas as vídeo aulas

Versão completa