Acetileno

O gás acetileno é usado para realizar soldagens e cortar peças metálicas com o gás oxiacetilênico

Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação tripla entre carbonos. O mais simples e também mais importante dos alcinos é o etino (HC ≡ CH), mais conhecido como acetileno.

Esse gás é pouco solúvel em água e muito solúvel em solventes orgânicos, como ocorre com todos os hidrocarbonetos.

  • Aplicações do acetileno:

Antigamente o acetileno era muito utilizado em lanterna para exploração de cavernas, chamadas de lanternas de carbureto, pois ele tem como principal característica a capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante sua combustão, isto é, durante sua reação com o oxigênio.

2 C2H2 + 5 O2 → 4 CO2 + 2 H2O + calor

Assim, ele produz uma chama muito quente e também bem luminosa. No entanto, seu uso vem sendo substituído por lanternas de pilha.

Em razão de sua chama azul poder atingir temperaturas de até 3000ºC, hoje o acetileno é muito utilizado como gás de maçarico oxiacetilênico, usado para cortar chapas de aço e para soldar.

Ele também é uma matéria-prima importante na síntese de muitos compostos orgânicos, como o etanal (aldeído acético), que é o ponto de partida para a fabricação de borrachas sintéticas; a acrilonitrila, importante na fabricação de materiais acrílicos; o acetato de vinila, empregado na produção do poliacetato de vinila (cola branca); e o cloreto de vinila, utilizado na fabricação de policloreto de vinila.

Praticamente 90% da produção do acetileno é consumida na indústria química e o restante nos maçaricos.

  • Obtenção do acetileno:

O acetileno não é encontrado na natureza, mas pode ser obtido do gás natural, do craqueamento do petróleo e a partir do carbeto de cálcio. Esse último processo é o mais aplicado, veja como ele ocorre:

O carbeto de cálcio ou carbureto de cálcio (CaC2) é um sólido branco encontrado em lojas de ferragens. Sua obtenção se dá por meio da reação entre o carvão (C) e o calcário (óxido de cálcio – CaCO3), que são matérias-primas muito abundantes na natureza.

A primeira etapa da reação consiste no aquecimento do calcário:

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

Em seguida, o óxido de cálcio é aquecido juntamente com o carvão, originando o carbeto de cálcio (CaC2(s)):

CaO(s) + 3C(s) → CaC2(s) + CO(g)

Esse composto reage violentamente com a água, precisando ser guardado em recipientes vedados para não entrar em contato com a umidade do ar.

Assim, quando entra em contato com a água, produz o acetileno, segundo a reação:

CaC2(s) + 2 H2O(l) → C2H2(g) + Ca(OH)2(aq)

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Últimas Aulas

Matemática básica para mandar bem no Enem
Climas do mundo
Reações de eliminação
Força de atrito
Todas as vídeo aulas

Versão completa