Ação Oxidante dos Alvejantes

Os alvejantes são usados principalmente como branqueadores de tecidos

Agentes oxidantes são aqueles compostos que sofrem redução, recebendo elétrons e provocando a oxidação de outras espécies químicas que reagem com eles.

No uso doméstico é comum o uso de agentes oxidantes como alvejantes, com a finalidade de clarear (branqueamento) e retirar manchar. Mas eles também são usados para desinfetar partes da casa, roupas, móveis e utensílios. A indústria também se utiliza desses produtos, principalmente nas seguintes partes:

  • Para remover manchas e clarear tecidos, papéis e celulose;
  • Para desinfetar piscinas, redes de abastecimento e hospitais;
  • Em clínicas dentárias, para tratamentos endodentários.

Mas quais são as substâncias químicas responsáveis por esses resultados?

Os dois compostos mais indicados para serem usados como alvejantes são o ânion hipoclorito (OCl-) que normalmente vem na forma do sal hipoclorito de sódio (NaOCl) ─ e o peróxido de hidrogênio (H2O2). A solução aquosa do sal hipoclorito de sódio é conhecida como água sanitária; e o peróxido de hidrogênio, também em solução aquosa, é comercializado como água oxigenada.

Ambos os compostos possuem um poder oxidante muito grande (elevado potencial de redução, +0,90 V para o OCl- e +1,776 V para o H2O2).

Para entender como ocorre essa ação alvejante, veja o caso da pasta de celulose:

A lignina é a substância responsável por conferir cor escura e textura fibrosa à pasta de celulose. Assim, quando se adicionam os alvejantes, eles oxidam a lignina, quebrando-a em fragmentos menores. Com isso, a pasta de celulose fica mais clara e maleável. 

A remoção de manchas e o clareamento de tecidos acontecem pela oxidação de moléculas orgânicas, como gorduras e corantes que aderem às fibras. É interessante entender também que as cores são resultantes do movimento dos elétrons quando mudam de subníveis de energia. Portanto, para alvejar um tecido é preciso oxidá-lo, ou seja, fazer com que ele perca elétrons, o que é feito pelos agentes oxidantes. Assim, todo alvejante é um agente oxidante.

No caso da desinfecção, os oxidantes atacam a mem­brana celular de microrganismos, levando-os à morte.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Para mim ou para eu: quando usar?
Três tópicos essenciais da geometria plana para o Enem
Termologia no Enem
Filosofia no Enem: Ética e Justiça
Todas as vídeo aulas

Versão completa