Dúvidas verbais

Existem algumas dúvidas verbais que são frequentes entre os falantes da língua portuguesa. Esclarecê-las é fundamental para quem deseja aprimorar a escrita.

A ou há? Descriminar ou discriminar? Perca ou perda? Essas são algumas entre as várias dúvidas verbais que atormentam os falantes!

Se você deseja aprimorar a escrita, é importante que você elimine qualquer tipo de dúvida verbal. As dúvidas verbais estão entre os piores erros gramaticais, pois podem comprometer a ortografia e a clareza textual. Portanto, é preciso ficar bastante atento para não derrapar na modalidade escrita, já que na fala esse tipo de erro não costuma provocar prejuízos para a comunicação.

Para ajudá-lo(a) a ficar por dentro das principais dúvidas verbais (e assim nunca mais cometer esses deslizes linguísticos), o Alunos Online preparou cinco dicas de português bastante simples, daquelas que vale a pena guardar para consultas posteriores. Anote em um caderninho e bons estudos!

Cinco dicas sobre dúvidas verbais

Primeira dica: A / Há

Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais há cinco anos

 ou

Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais a cinco anos?

A resposta correta é: “Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais há cinco anos”. Lembre-se de que, para indicar tempo passado, usa-se o verbo haver. Caso você fique em dúvida, tente substituir o verbo haver pelos verbos ter ou fazer. Exemplo: Eu concluí o mestrado em Ciências Sociais tem/faz cinco anos.

Segunda dica: Curti / Curtir

Meu amigo vai curtir minha publicação no Facebook

 ou

Meu amigo vai curti minha publicação no Facebook?

A resposta correta é: “Meu amigo vai curtir minha publicação no Facebook”. Sempre que houver um verbo auxiliar de tempo, no caso do exemplo o verbo ir (vai), esse deve ser seguido de um verbo no infinitivo: curtir.

Terceira dica: Descriminar / Discriminar

Não discrimine ninguém por conta de sua orientação sexual

ou

Não descrimine ninguém por conta de sua orientação sexual?

“Não discrimine ninguém por conta de sua orientação sexual” é a resposta correta. O verbo discriminar refere-se ao ato de estabelecer diferenças. Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar. Já o verbo descriminar refere-se ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, refere-se ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar. Exemplo: O deputado votou a favor da descriminalização do porte de armas.

Quarta dica: Perca / Perda

As perdas desse bimestre não serão compensadas no próximo

ou

As percas desse bimestre não serão compensadas no próximo?

“As perdas desse bimestre não serão compensadas no próximo” é a alternativa certa. Perda é um substantivo que significa privar-se (excluir) de alguém ou algo que se tinha anteriormente. Sempre que for substantivo, será acompanhado de artigo, pronome ou numeral: as perdas. Perca é uma flexão do verbo perder. Exemplo: Nós desejamos que ela não perca mais nenhum emprego.

Quinta dica: Aluga-se / Alugam-se

Alugam-se imóveis

ou

Aluga-se imóveis?

A forma correta é “Alugam-se imóveis”. Imóveis, que é o sujeito da oração, deve concordar com o verbo, alugar. Se você ainda assim tiver dúvida, coloque a oração na voz passiva: Imóveis são alugados. O verbo ser está no plural, portanto, alugar também deve estar no plural quando a oração estiver na voz ativa.  

Por: Luana Castro Alves Perez

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Volume de tronco de cone
Boko Haram
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Receptores elétricos
Todas as vídeo aulas

Versão completa