Português

Com cerca de 215 milhões de falantes nativos, a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo. O português é a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Assim como o italiano, o francês e o espanhol, o português é um idioma de origem românica, o qual sofreu influências de muitos dialetos e passou por diversas transformações ao longo da história até chegar à sua forma atual.

Segundo levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, existem cerca de 356 mil palavras na língua portuguesa. Caiu no senso comum a afirmação de que o português é um dos idiomas mais difíceis de aprender, entretanto, não podemos afirmar isso, uma vez que essa aprendizagem depende de diversos fatores. O que ocorre é que a língua possui muitas particularidades que não existem em muitos outros idiomas, como o fato de uma mesma palavra ter diferentes significados e aplicações, por exemplo.


No entanto, reconhecer a importância que a língua possui em nossas vidas é o primeiro passo para poder conhecê-la melhor.

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Assista as nossas videoaulas:

Seções de Português

Artigos de Português

Últimas Aulas

Características geográficas da China
Transgênicos
pH de soluções
Evolucionismo cultural e Antropologia
Todas as vídeo aulas

Versão completa