Qual a diferença entre rochas e minerais?

A diferença entre rochas e minerais está em suas respectivas composições.

Os minerais e rochas são elementos diferentes que compõem a estrutura sólida da Terra

Ao observamos uma rocha – e não se esqueça de que, cientificamente falando, não existem pedras e sim rochas! –, muitas vezes nos admiramos com suas estruturas, suas características, verificamos até se são resistentes ou não. Mas será que sabemos se aquilo que estamos manuseando é realmente uma rocha ou seria um mineral?

Não se preocupe, a ciência também tem dificuldade para diferenciá-los! Isso porque não há um consenso formado sobre o conceito de mineral. Em Geologia, define-se mineral como sendo uma substância sólida, cristalina, que possui características fixas e que, apesar de algumas variações, podem ser expressas em fórmulas químicas. Os minerais são, portanto, substâncias ou compostos químicos solidificados.

Alguns minerais são encontrados isoladamente na natureza, outros fazem parte de rochas. Sendo assim, as rochas são conjuntos de partículas que podem ser formadas por um ou mais minerais

Exemplo: um determinado tipo de granito é formado por quartzo, mica e feldspato. O granito é a rocha; o quartzo, a mica, e o feldspato são os minerais que a compõe.

Curiosidade: os minerais que possuem utilidade e importância econômica são chamados de minérios.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Independência da América Espanhola
Equação geral dos gases
Calorimetria: Introdução
Liberdade
Todas as vídeo aulas

Versão completa