Ásia

Ásia

A Ásia é o continente de maior extensão territorial do mundo, abriga grande parte da população mundial, cerca de 4,1 bilhões de habitantes, distribuídos em cerca de 44 milhões km², o que equivale a, aproximadamente, um terço das terras emersas do planeta. Possui limites com três oceanos: o Ártico, ao norte; o Pacífico, a leste; e o Índico, ao sul. O limite que separa a Ásia da Europa são os Montes Urais, uma cadeia de montanhas situadas a oeste do continente asiático.

O território do continente abrange, no sentido leste-oeste, onze fusos; no sentido norte-sul, se estende desde as grandes latitudes norte até as baixas latitudes sul. O resultado dessa imensidão de terras emersas é uma enorme variedade de paisagens naturais. São identificados diversos tipos de climas, variando entre os mais quentes até os mais gelados, dos quais podemos citar: árido, semiárido, equatorial, tropical, de montanha e polar, entre outros. O clima influencia diretamente na composição vegetativa do continente, por essa razão as principais coberturas vegetais identificadas na Ásia são: florestas equatoriais, tropicais e temperadas, inclui ainda estepes, savanas, pradarias, taiga, tundra e vegetação desértica.

A superfície do continente asiático é muito diversa, por isso são encontradas áreas de grandes altitudes, como o planalto do Tibete (ponto mais elevado do mundo), enormes planícies, entre outras características de relevo. É bom lembrar que a cordilheira do Himalaia se encontra na Ásia.


O continente asiático se destaca pela sua numerosa população, por isso sete, entre os dez países mais populosos do mundo, estão localizados na Ásia, como China, Índia, Indonésia, Paquistão, Rússia, Bangladesh e Japão.

A Ásia é considerada o berço das civilizações, nela surgiu importantes povos, como os sumérios, semitas, chineses, indianos e hindus. Por essas e outras razões o continente é regionalizado em Extremo Oriente, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Países da ex-União Soviética e Oriente Médio.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Assista as nossas videoaulas:

Seções de Ásia

Artigos de Ásia

Últimas Aulas

Domínio de uma algébrica
Cabanagem | Revoltas Regenciais
Eletroquímica no Enem
Argumento ontológico de Santo Anselmo
Todas as vídeo aulas

Versão completa