Camadas da Terra

A Terra é formada por várias camadas internas

A estrutura interna da Terra não é homogênea e, tampouco, estática. Ela é formada por algumas divisões que se sobrepõem, são as Camadas da Terra.

Não existem dados precisos ou registros de observações diretas sobre a estrutura interna da terra, pois a perfuração mais profunda que o homem já realizou atingiu cerca de 13 km, no poço da Península de Kola, na Rússia. Tal profundidade é insignificante perante os 6.380 km que vão da superfície ao centro da terra.

Dessa forma, os estudos realizados pelos geólogos baseiam-se em análises dos tremores e movimentos que acontecem no interior da superfície terrestre, através da ajuda de aparelhos específicos. Com isso, através de muitos estudos, os cientistas concluíram que as camadas da terra são: crosta, manto e núcleo.

Além dessas três camadas, existem as chamadas descontinuidades, que são zonas de transição entre as camadas. Entre a crosta e o manto, temos a descontinuidade de Mohorovicic e, entre o manto e o núcleo, encontra-se a descontinuidade de Wiechert-Gutenberg. Observe a figura abaixo:

A crosta terrestre é subdividida em crosta superior e crosta inferior. Além disso, ela apresenta profundidades que oscilam entre 30 km e 70 km, configurando-se como a menor das camadas da terra. As temperaturas  variam e podem alcançar os 1000ºC.

A crosta superior é composta predominantemente por silício e alumínio, e os tipos de rocha são as sedimentares, além do granito e do basalto.

A crosta inferior é formada por basicamente por basalto, com predomínio dos elementos silício e magnésio. Vale lembrar que nos oceanos não apresentam a crosta superior e a inferior apresenta profundidades entre 5 km e 15 km somente.

O manto é constituído basicamente por ferro, magnésio e silício, além de ser composto por um material pastoso chamado de magma. Nessa camada, acontecem os movimentos de convecção, em que o magma mais aquecido pelas altas temperaturas do interior da terra sobe para as porções mais elevadas e, à medida que se resfria, desce novamente para as porções mais inferiores em um processo cíclico. As profundidades do manto podem alcançar os 2900 km e atingirem cerca de 2000ºC.

O núcleo é a camada mais inferior da terra e, assim como a crosta, também se divide em dois: o núcleo externo e o núcleo interno. Não existe certeza sobre o estado físico do núcleo interno, mas acredita-se que ele esteja em estado sólido devido à extrema pressão interna da terra, ele apresenta temperaturas similares à superfície solar (cerca de 5000ºC). O Núcleo externo provavelmente encontra-se em estado líquido, com temperatura de até 3000ºC.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Dicas para começar a estudar Matemática
Ecologia no Enem: Relações ecológicas
Propriedades da Matéria no Enem: como esse tema é cobrado?
Força normal
Todas as vídeo aulas

Versão completa