Variação da Resistividade com a Temperatura

Resistência de um chuveiro. Sua resistividade aumenta com o aumento da temperatura

A resistividade é um ente físico de oposição ao fluxo da corrente elétrica. Ela é uma grandeza que depende das dimensões e da natureza constituinte desse material, além da temperatura em que ele se encontra.
A resistividade de metais puros aumenta com o aumento da temperatura. Por isso, a resistência elétrica de resistores constituídos por esses metais também aumenta quando aumentamos sua temperatura.
Com o aquecimento, as moléculas que constituem aumentam seu grau de agitação e, consequentemente, sua resistividade também aumenta. O que dificulta a passagem da corrente elétrica.
Por outro lado, o aquecimento provoca um aumento do número de elétrons livres responsáveis pela corrente elétrica. Porém, para os metais puros, o aumento do estado de agitação das moléculas predomina sobre o aumento do número de elétrons livres.



Porém, existem ligas metálicas em que o aumento do grau de agitação das moléculas e o aumento do número de elétrons livres se compensam. Consequentemente, para essas ligas, a resistividade e a resistência praticamente não variam com a temperatura. É o caso da manganina e do constantan, que são ligas de cobre, níquel e manganês.
No grafite, por exemplo, o aumento do número de elétrons livres predomina sobre o aumento do grau de agitação das moléculas, fazendo com que sua resistividade diminua com o aumento da temperatura.

Por: PrePara Enem

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Razão e Proporção
Zika vírus
Lei das Malhas (eletricidade/eletrodinâmica)
O super-homem de Nietzsche
Todas as vídeo aulas

Versão completa