Pressão arterial

A expressão “pressão arterial” se refere à pressão exercida pelo sangue contra a superfície interna das artérias

O nosso coração é um órgão oco que pesa em torno de 400 g e se localiza no meio de nossa caixa torácica. Ele é envolvido por uma dupla membrana chamada de pericárdio e em suas paredes encontramos um tecido muscular estriado cardíaco, o miocárdio. Constituído de dois átrios e dois ventrículos, o coração tem seu funcionamento similar ao de uma bomba, que se contrai e se relaxa alternadamente, batendo cerca de 60 a 100 vezes por minuto, em situações de repouso. O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para os pulmões (para ser oxigenado) e também para todas as regiões do corpo (para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes dos tecidos).

Quando há o relaxamento de uma câmara cardíaca dizemos que está ocorrendo diástole; e quando ocorre a contração de uma câmara cardíaca dizemos que está ocorrendo sístole. Na diástole, a câmara cardíaca se enche de sangue; enquanto que na sístole há o bombeamento desse sangue para fora, ou seja, para as artérias. Para que o sangue saia do coração e vá para as artérias, os ventrículos precisam se contrair, realizando o que chamamos de sístole ventricular. Ao ser bombeado pelos ventrículos, o sangue entra nas artérias com uma pressão muito alta, sendo que, ao mesmo tempo, as paredes arteriais se relaxam, de modo que a pressão em seu interior diminui. A essa pressão que o sangue exerce sobre as paredes internas das artérias damos o nome de pressão arterial.

Indivíduos jovens e saudáveis têm pressão sistólica, ou pressão máxima, que ocorre durante a sístole ventricular, em torno de 120 mmHg. Durante a diástole, também chamada de pressão diastólica ou pressão mínima, ela gira em torno de 80 mmHg. Dessa forma, podemos simplificar e dizer que a pressão de um adulto jovem fica em torno de 12 por 8.

Depois que o sangue passa por todas as regiões do corpo, sua pressão diminui e ele então é levado pelas veias até o coração. Diferentemente das artérias, onde o sangue flui por contrações de suas paredes, nas veias o sangue circula graças ao movimento dos músculos esqueléticos que as espremem. Em razão das válvulas presentes no interior das veias, não ocorre refluxo do sangue, garantindo a circulação do sangue apenas no sentido que leva ao coração.

A hipertensão arterial, muito conhecida como pressão alta, ocorre quando a pressão arterial está muito elevada. Essa elevação na pressão arterial pode causar lesões em vasos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames cerebrais. Pode ser causado por estresse, dieta alimentar inadequada rica em gorduras e sal, vida sedentária, entre outras. Pessoas com hipertensão arterial devem ter acompanhamento médico e, na maioria das vezes, ela pode ser controlada com a prática de atividades físicas, reeducação alimentar e uso de medicamentos específicos.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Gêneros argumentativos
Aspectos geográficos do Japão
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Viagens no tempo: Mito ou verdade?
Todas as vídeo aulas

Versão completa