Tipos de dispersões

As soluções químicas são um tipo de dispersão

As dispersões podem ser conceituadas como sistemas em que um soluto sólido está espalhado de maneira uniforme por toda a mistura.

Por exemplo, se misturarmos açúcar na água, obtemos uma dispersão em que o soluto é o açúcar e o solvente é a água. No nosso cotidiano estamos rodeados de dispersões com aspectos diferentes; assim, para facilitar o estudo das dispersões, elas foram classificadas em três tipos diferentes, que são: soluções, dispersões coloidais (coloides) e suspensões.

  • Soluções verdadeiras: são aquelas que apresentam um aspecto homogêneo, mesmo olhando-se em um microscópio, e que não se consegue separar o soluto do solvente por nenhum processo de filtração, por membrana semipermeável e nem mesmo com o uso de ultracentrífuga. Isso ocorre porque suas partículas dispersas tem o diâmetro menor que 1 nm (10-9 m). Essas partículas não se sedimentam com o tempo.

A água com açúcar, mencionada anteriormente, é um exemplo de solução verdadeira. As soluções químicas usadas em laboratório também são soluções verdadeiras, sendo que as partículas dispersas podem ser íons, átomos ou pequenas moléculas.

 Outra característica das soluções é que elas não conseguem dispersar a luz quando um feixe luminoso incide sobre elas, elas são transparentes a esse feixe.  

  • Dispersões coloidais ou coloides: Nesse caso, as partículas dispersas possuem o tamanho médio entre 1 e 1000 nm. Suas partículas também não se sedimentam, mas são capazes de causar a dispersão da luz ao atravessarem sobre elas, causando o Efeito Tyndall.

Dependendo do tipo de partícula coloidal e do meio dispergente, os coloides podem ser classificados de várias maneiras:

  • Aerossol: nevoeiro, fumaça, spray;
  • Emulsão: leite, maionese, queijo, manteiga;
  • Espuma: maria-mole, pedra-pomes, chantilly;
  • Sol: plasma sanguíneo, rubis, pérolas;
  • Gel: gelatina, água de sílica.

Muitas vezes os coloides são confundidos com as soluções, pois a olho nu eles são de aspecto homogêneo. No entanto, em nível microscópico eles apresentam propriedades distintas. Além disso, diferentemente das soluções, as dispersões coloidais podem ser separadas por centrífugas e por membranas semipermeáveis; só por filtração que não. Também se podem ver os componentes da mistura com microscópios.

Um exemplo é o sangue, que parece ser uma solução; mas olhe abaixo como fica seu aspecto ao passar por uma ultracentrífuga:

  • Suspensões: são misturas heterogêneas em que as partículas dispersas apresentam o tamanho médio maior que 1000 nm e, portanto, são perceptíveis a olho nu. Elas sedimentam rapidamente e são separadas por filtração.

Um exemplo é o café em pó que fica suspenso na água, mesmo depois de aquecida. Por isso é necessário filtrar essa suspensão.

Resumidamente, temos então:

 




Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Luís Gama
E se atacassem uma usina nuclear?
Existe vida fora da Terra?
Iluminismo Enciclopédia: Diderot e D'Alembert
Todas as vídeo aulas

Versão completa