Cinco dicas sobre o título na redação

Optar pela concisão e pelo uso de recursos linguísticos como a intertextualidade e as figuras de linguagem está entre as principais dicas sobre o título na redação.

Um bom título leva em consideração a objetividade: nada de frases longas, opte pela concisão e precisão vocabular!

 Você já se sentiu convidado a ler uma redação só por causa do título? Quantas vezes você comprou um livro ou assistiu a um filme só porque gostou do nome? Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra! O fato é que o título é um dos elementos mais importantes quando o assunto é chamar a atenção do leitor. Se ele for bom, certamente o leitor vai se sentir convidado a ler suas ideias e argumentos, caso contrário, provavelmente ele vai desistir logo no primeiro contato.

A função do título é resumir o assunto da redação e, em algumas provas de concursos e vestibulares, ele não é obrigatório. Quando ele for opcional, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, recomendamos que você escolha por fazê-lo, até porque por meio do título você poderá mostrar para o corretor que entendeu bem a proposta apresentada. Para ajudá-lo(a) a criar um título atraente e adequado, o Alunos Online preparou cinco dicas de redação que vão esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura e bons estudos!

Cinco dicas sobre o título na redação

Dica 1: O título deve ser uma síntese do tema:

O título deve fornecer pistas sobre o conteúdo do texto, mas nunca entregá-lo. Se o título fala demais sobre a redação, logicamente o leitor não se sentirá convidado a conferir suas ideias e argumentos. Por isso, troque os títulos longos por títulos simples, capazes de, além de instigar o público-alvo, mostrar para um possível corretor que você entendeu a proposta adequadamente.

Dica 2. Diga não às frases longas:

Seguindo o raciocínio da primeira dica, sugerimos que você evite os títulos longos. Frases longas contrariam a ideia da objetividade, primordial para a chamada de seu texto. O título ideal deve conter, no mínimo, três palavras e não deve ultrapassar uma linha. Essa é uma recomendação, pois é claro que existem exceções, mas na maioria das situações a dica é eficaz!

Dica 3: O verbo não é obrigatório:

Seu título pode ou não ser uma oração. Isso acontece porque o verbo não é obrigatório, principalmente se uma frase for capaz de sintetizar a ideia desenvolvida no texto. O título não precisa apresentar também uma oração completa, ou seja, composta por elementos como o sujeito e o predicado. O ideal é que você aposte na criatividade e decida qual é a melhor opção assim que reler seu texto.

Dica 4: Seja criativo:

A criatividade é essencial se você quer que o seu texto seja lido pelo maior número possível de pessoas. Um título criativo é capaz de chamar a atenção do leitor e, para isso, você pode lançar mãos de alguns recursos linguísticos, entre eles figuras de linguagem e a intertextualidade. Você pode construir metáforas e também estabelecer uma relação dialógica entre o título e os livros que leu, filmes a que assistiu etc. Além disso, você também pode fazer citações no seu título, desde que elas estejam entre aspas. Lembre-se de que criatividade não tem nada a ver com o rebuscamento linguístico.

Dica 5: Ponto final, letras maiúsculas, linha em branco:

Ponto final: Deve aparecer no seu título se ele for uma oração, ou seja, se nele constar um ou mais verbos. Caso contrário, não pontue.

Letras maiúsculas: Emprego de maiúsculas apenas nos casos em que elas sejam obrigatórias. Nada de usar a famosa “caixa-alta”, que, além de deselegante, contraria as regras da escrita.

Linha em branco: “Pular” uma linha depois do título é apenas uma questão de estética e organização do texto, portanto, não é obrigatório que você deixe esse espaço, sobretudo se a quantidade de linhas para o desenvolvimento da redação for limitada e/ou reduzida.

Por: Luana Castro Alves Perez

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

O Brasil na I Guerra Mundial
Equinodermos
Funções orgânicas: Cetona
O que é pragmatismo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa