Mensalão

Roberto Jefferson

O mensalão foi um esquema de compra de votos de parlamentares na Câmara dos Deputados considerado a maior crise política do governo do presidente Lula. Foi denunciado pelo deputado Roberto Jefferson do PTB da base aliada ao governo no dia 06 de junho de 2005.

O mensalão existe muito antes de ser denunciado e traduz uma série de palavras que o brasileiro não merecia conhecer: corrupção, propina, maracutaia, pedágio, gorjeta, superfaturamento, lavagem de dinheiro, caixa dois, dinheiro não contabilizado entre outras.


Há quem diz que o mensalão é uma construção da mídia com o objetivo apenas de manter uma longa matéria que lhe traria ibope. Matéria essa que não possui objetivo e provas, mas a realidade é que se sabe que havia uma organização criminosa que era encarregada de garantir a permanência do PT no poder e de repassar o processo de atuação aos seus comparsas de outros núcleos.

Infelizmente, sabemos que o Brasil é comandado pelos poderosos e que eles não pagam pelos erros que cometem. A maioria dos acusados de participar do mensalão foram absolvidos sem ao menos terem seu mandado cassado. Dessa forma, sabemos onde está empregado o dinheiro da educação, da saúde e dos impostos que temos que pagar mensal e anualmente. A pergunta que não quer calar: “Como fazer um Brasil melhor com criminosos no comando?”

Por: Gabriela Cabral

Últimas Aulas

“Amor nos tempos do cólera”, de Gabriel García Márquez
Linha Internacional de Data (LID)
História de Goiás: transferência da capital e construção de Goiânia
Força normal
Todas as vídeo aulas

Versão completa