O vulcão mais ativo do mundo

Situado no arquipélago do Havaí, o Kilauea é considerado o vulcão mais ativo do mundo. O seu alto nível de atividade garante à ilha milhares de turistas todos os anos.

Localizado na grande ilha do Havaí, o Kilauea está em atividade há várias décadas

O Kilauea é um vulcão localizado no arquipélago do Havaí e, desde os anos 1990, é classificado pelos cientistas como o vulcão com maior nível de atividade. É um vulcão do tipo escudo, geologicamente jovem e possui aproximadamente 300.000 a 600.000 anos.

Vulcão escudo

A principal ilha do arquipélago havaiano – a ilha do Havaí – tem em seu território cinco vulcões do tipo escudo. O Kilauea é um deles. Os vulcões escudos, ao contrário dos estratovulcões, não possuem picos altos.

Esse tipo de vulcão também não costuma ter erupções explosivas. Expele grandes quantidades de lava, que gradualmente formam uma montanha larga que se assemelha a um escudo. Esse tipo de erupção é chamada de efusiva – a lava desliza, espalhando-se por grandes distâncias. Embora a grande ilha havaiana abrigue esses cinco gigantes, apenas o Kilauea e o Mauna Loa estão em atividade no último século.

Veja a diferença entre o tipo de vulcão mais conhecido (o estratovulcão) e o vulcão escudo.


Os vulcões escudos diferem-se dos estratovulcões, que possuem cones mais pontiagudos

Atração turística

Um vulcão constantemente expelindo lava escaldante pode parecer amedrontador. No entanto, não é exatamente isso que pensam os cerca de dois milhões de visitantes que se aventuram todos os anos no Parque Nacional de Vulcões do Havaí para ver o Kilauea bem de perto.

A atração turística movimenta a economia da ilha e garante emprego e renda para a população local. Hotéis, pousadas, restaurantes e outros empreendimentos foram construídos e são mantidos nas proximidades do vulcão. Como raramente as erupções do Kilauea são explosivas, a visitação é segura, desde que siga os protocolos e medidas preventivas.

Confira ainda seis curiosidades sobre vulcões!

Por: Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Função exponencial
Como estudar História para o Enem
Associação de resistores em paralelo
5 dicas para entender o pensamento de Aristóteles
Todas as vídeo aulas

Versão completa