Clima de Monções

O clima de monções manifesta-se de forma mais incisiva no continente asiático e opõe duas estações com extremos meteorológicos opostos.

Alagamento nas ruas de Tamil Nadu, na Índia, em razão de uma monção marítima chuvosa

O clima de monções é um tipo de clima tropical que se manifesta de maneira mais visível nas regiões do sul e do sudeste asiático, que também são conhecidas como Ásia das Monções. A principal característica dessa composição climática é a sua variação em duas fases bem definidas, uma com um inverno extremamente seco e outra com um verão muito chuvoso.

Para entender a causa das monções, é preciso compreender algumas propriedades atmosféricas principais:

a) o ar tende a se deslocar das áreas de maior pressão atmosférica para as áreas de menor pressão;

b) a água, em razão de seu calor específico, leva mais tempo para se aquecer ou se resfriar do que as superfícies continentais;

c) o ar quente é menos denso e sobe, ao passo que o ar frio é mais denso e desce. Essa diferença gera a movimentação atmosférica e, muitas vezes, o deslocamento das massas de ar.

Durante o período mais frio do inverno, o ar mais denso acumula-se sobre a superfície continental da região asiática e forma uma zona de alta pressão. Assim, o ar tende a se deslocar para as regiões oceânicas, que, nesse momento, estão mais quentes, levando consigo toda a umidade do ar e nuvens de chuva. Por esse motivo, estabelece-se um longo período de seca, que é conhecido como monções continentais.

Já durante o verão, com o aumento intensivo das temperaturas, a relação inverte-se. A pressão atmosférica fica maior nas áreas oceânicas, que passam a apresentar, em média, 20ºC a menos de temperatura em relação às áreas continentais. Com isso, forma-se um grande fluxo de ar para as áreas povoadas e um grande volume de umidade e, portanto, de chuvas que passam a assolar a região, caracterizando, assim, as monções marítimas.

Confira o mapa explicativo a seguir:


Mapa explicativo do clima de monções na Ásia

As monções colocam em oposição dois extremos climáticos em uma mesma região ao longo do ano. Em muitos lugares, chuvas intensas no verão provocam alagamentos e prejuízos para a população, ao mesmo tempo em que o calor extremo chega a gerar, em alguns anos, até a perda de vidas. No outro período, a estiagem provoca uma condição de seca que pode acarretar a ausência de recursos hídricos ao longo do ano, havendo casos em que uma monção continental seca é sucedida por uma monção marítima irregular e de poucas chuvas, trazendo muitos prejuízos sociais. Esses problemas, em muitos casos, são agravados pela baixa qualidade de vida que se encontra em muitos dos países atingidos, notadamente na Índia, Paquistão, Bangladesh e até na Indonésia.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Marquês de Pombal
OCDE
Primavera dos Povos
Associação de resistores em paralelo
Todas as vídeo aulas

Versão completa