Cor dos objetos

Lápis de cores variadas

Na nossa vida cotidiana somos cercados por objetos como móveis, carros, instrumentos, casas, prédios, etc. Percebemos que muitos objetos apresentam cores iguais, mas a grande maioria possui cores diferentes. Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz.

A luz branca é, na verdade, uma mistura de algumas cores básicas. Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida. A quantidade de energia que o corpo vai absorver ou refletir depende basicamente de dois fatores: a frequência da luz e o tipo de material de que é feito o corpo.

Portanto, quando vemos um objeto branco é porque, na verdade, ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele. Quando vemos um objeto negro, é porque ele está absorvendo toda a luz que incide sobre ele.

Entre um corpo que reflete toda a luz (objeto branco) e um objeto que absorve toda a luz (objeto negro), temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.

Vamos considerar a figura abaixo, onde temos um objeto verde e outro vermelho.

Quando a luz branca incide sobre o cubo, ele absorve todas as cores, exceto a luz verde. A luz verde é então refletida em todas as direções (reflexão difusa), fazendo com que o cubo nos pareça verde. Quando a luz branca incide sobre o cilindro, ele absorve todas as cores, exceto a luz vermelha. A luz vermelha é então refletida difusamente, fazendo com que o cilindro nos pareça vermelho.

Quando olhamos para o espectro da segunda figura, notamos a falta de várias outras cores que estamos acostumados a ver, como por exemplo, o marrom, o bege, o cor-de-rosa, etc. Essas cores são obtidas através da mistura, em diferentes proporções, das cores básicas. A figura abaixo mostra o resultado da mistura de algumas cores:

Temos que ficar atentos ao fato de que há fontes de luz, diferentes do Sol, que não emitem todas as cores básicas. Dessa forma, um objeto, quando iluminado por essas fontes, pode apresentar cores diferentes das cores apresentadas quando iluminado pela luz do Sol.


 

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Biografia, autobiografia e memórias | gêneros textuais
Transporte Ferroviário
Fator de Van't Hoff
Calorimetria: Introdução
Todas as vídeo aulas

Versão completa