Úlceras pépticas

Podemos observar na imagem acima algumas lesões causadas por úlceras pépticas

Também chamada de úlcera gástrica ou úlcera duodenal, a úlcera é uma lesão no revestimento do esôfago, estômago ou duodeno. É provocada pelo excesso de ácido clorídrico produzido pelo estômago, pelo excesso de anti-inflamatórios e, em quase 100% dos casos, pela bactéria Helicobacter pylori, sendo que o fumo facilita o aparecimento da úlcera e dificulta a sua cicatrização.

Úlcera e gastrite são diferentes, pois a gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, no tecido que reveste o estômago, enquanto que a úlcera é uma lesão, uma ferida, que quando afeta o estômago é chamada de úlcera gástrica; e quando afeta o duodeno é chamada de úlcera duodenal. "Gastrite é uma inflamação aguda do tecido do estômago, já a úlcera é uma lesão localizada, pequena, em geral no duodeno. Nem sempre a pessoa que tem gastrite desenvolve úlcera", explica o gastroenterologista Joaquim Gama, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os sintomas das úlceras são a má digestão, enjoos, dores na região do estômago, azia, vômitos, queimação e sensação de “estufamento” após as refeições. Em alguns casos, a úlcera pode ser assintomática e isso pode levar a complicações da lesão, como sangramento e perfuração. Com o sangramento, o paciente observa fezes pretas, moles, brilhantes e mal cheirosas (melenas), acompanhadas ou não de vômitos com sangue vivo ou tipo borra de café (hematêmese).

O diagnóstico da úlcera é feito a partir do histórico do paciente e de uma endoscopia digestiva. Também pode ser feito com raio X contrastado do estômago e duodeno. O médico pode também retirar um fragmento da úlcera para fazer um exame mais detalhado, e descobrir a presença de Helicobacter pylori, e a natureza benigna ou maligna da úlcera, já que algumas podem ser causadas por câncer.

O tratamento para a úlcera é feito utilizando-se antiácidos para neutralizar o excesso de ácido no estômago ou inibir a sua secreção. Nos casos em que há a presença da bactéria Helicobacter pylori, antibióticos são receitados para combatê-la. É importante que se interrompa o uso de anti-inflamatórios, cigarro e bebidas alcoólicas.

Algumas precauções podem ser tomadas quando se está com úlceras pépticas, como:

      Evite ficar com o estômago vazio, alimentando-se de 3 em 3 horas;
      Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois eles exigem mais do estômago para serem digeridos, com consequente aumento na produção de ácido clorídrico;
      Evite frutas cítricas;
      Evite beber café puro com o estômago vazio. Prefira-o misturado ao leite ou após as refeições;
      Mastigue bem todos os alimentos, pois isso facilitará a digestão;
      Evite alimentos condimentados e de difícil digestão, como o picles, pepino e pimentão;
      Evite refrigerantes e água com gás;
      Evite doces, pois o açúcar aumenta a acidez do estômago;
      Evite consumir alimentos e bebidas muito quentes, pois eles irritam o sistema digestivo.
Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Modo indicativo
Guerra das Duas Rosas (1455-1485)
Funções orgânicas: Fenóis
Reflexão da luz
Todas as vídeo aulas

Versão completa