Segmentação

A segmentação, também chamada de clivagem, é uma etapa do desenvolvimento embrionário caracterizada por uma grande quantidade de divisões celulares.

Representação esquemática da fase de segmentação, também conhecida por clivagem

Logo após o processo de fecundação, inicia-se a etapa da segmentação, também conhecida por clivagem. Esse processo é marcado por várias divisões mitóticas e é influenciado principalmente pela quantidade de vitelo e a sua distribuição no ovo. A velocidade dessa etapa depende da quantidade de vitelo, quanto menor a quantidade, maior é a velocidade desse processo.

Podemos dividir a segmentação em dois tipos principais: a holoblástica e a meroblástica. Na segmentação holoblástica, a divisão ocorre em toda a extensão do ovo, enquanto na meroblástica apenas parte do ovo sofre clivagem. Apesar dos diferentes tipos de ovo e de segmentação, geralmente ela pode ser dividida em duas fases distintas: a mórula e a blástula.

Inicialmente, ocorre a divisão mitótica do ovo, formando um aglomerado compacto que possui de 12 a 32 células. Essa estrutura maciça recebe o nome de mórula, uma referência ao fruto amora. Cada célula da mórula é denominada blastômero.

As divisões mitóticas nessa etapa ocorrem muito rapidamente, impedindo, assim, as células de crescerem. Por essa razão, o ovo apresenta quase o mesmo tamanho da mórula e os blastômeros tornam-se menores a cada divisão. Com isso, podemos concluir que elas aumentam em número, porém não em tamanho.

Após certo momento, começa a surgir no interior da mórula uma cavidade em virtude de uma reorganização das células, que passam a se posicionar na periferia. Essas células começam a secretar um líquido que é jogado no interior da cavidade. Essa cavidade cheia de líquido é denominada de blastocele e a camada de células que a delimita recebe o nome de blastoderme. Nesse momento o embrião em desenvolvimento não é mais chamado de mórula, passando a se chamar blástula.

A blastocele é bem desenvolvida em ovos do tipo isolécitos e heterolécitos. Já nos ovos do tipo telolécitos não é possível identificar uma blastocele verdadeira. Nesse tipo de ovo, a cavidade é chamada de subgerminal e a blástula é chamada de discoblástula.

Na mulher, a etapa de segmentação dura cerca de 5 a 6 dias, sendo que a formação da mórula ocorre nas tubas uterinas, e a blástula é formada na cavidade do útero. Essa fase corresponde à primeira semana de desenvolvimento do embrião.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial
Roma Antiga: Monarquia
Física Moderna: no que focar para o Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa