A origem dos seres vivos

Teoria endossimbionte para o surgimento das mitocôndrias e cloroplastos.

Como a vida surgiu em nosso planeta é uma questão ainda um tanto intrigante. A ciência procura responder esse “enigma” com base em análises astronômicas, fenômenos físicos e químicos, registros geológicos e observações biológicas, contudo, hipóteses que fundamentam uma teoria evolucionista em oposição ao criacionismo.

Porém, acredita-se que os primeiros seres vivos seriam estruturalmente e fisiologicamente mais simples, constituídos de uma única célula formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, contendo em seu interior uma molécula de ácido nucléico e uma pequena região densa em enzimas ribossomais, denominada nucleóides.

Tal organização se assemelharia ao padrão atualmente evidente nas células procarióticas (procariontes), conferindo características análogas às das bactérias e cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas), recebendo a denominação de arqueobactérias. E a partir dessas surgiram células mais complexas, as eucariontes, com material genético contido na carioteca.

Existem fortes indícios favoráveis a essa hipótese, fundamentando-se principalmente quanto à origem dos cloroplastos e mitocôndrias, organelas que respectivamente realizam fotossíntese e respiração celular.

Essas organelas possuem metabolismo parcial, independente das células onde estão inseridas, justificado pela existência de um filamento de DNA circular idêntico aos de bactérias, sintetizando moléculas específicas para o seu funcionamento, ou seja, controle do próprio sistema funcional, até mesmo de se multiplicarem em períodos que não coincidem com a divisão celular.

Além da presença de duas membranas, uma externa lisa e outra interna: as cristas nas mitocôndrias (membrana pregueada) e os tilacóides nos cloroplastos (membrana em forma de sacos empilhados), também é utilizado como critério o tamanho e o peso dos RNAr (ribossomos).

Na matriz das mitocôndrias e no estroma dos cloroplastos existem ribossomos com dimensões inferiores aos imersos no hialoplasma da célula, contudo semelhantes aos de bactérias.

Estes argumentos, com base na teoria endossimbionte, fortalecem a teoria evolucionista, correlacionando a origem dos primeiros organismos à linha evolutiva das células eucariontes mais complexas, provavelmente surgindo devido o engolfamento de células procariontes por eucariotos simples.

Aproveite para confeir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Krukemberghe Fonseca

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Fusos Horários
Ciclo do nitrogênio
Espelhos planos
Filosofia Árabe: Islâmica e Judaica
Todas as vídeo aulas

Versão completa